sexta-feira, 6 de julho de 2012

RESILIÊNCIA

O que significa?
Resiliência ou resilência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura.
Ex: um elástico, uma bexiga ou uma vara de salto em altura, que se verga até um certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original.

Psicologia:
 A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico.
É a capacidade do indivíduo de dar a volta por cima das situações de risco e voltar TRANSFORMADO, crescendo com a experiência.

O ser humano é como a estrutura de um prédio: se a pressão for maior que a resistência, aparecerão rachaduras como doenças psicossomáticas.
Ex: gastrite, entre outras.

A resiliência consiste no equilíbrio entre a tensão e a habilidade de lutar, de atingir outro nível de consciência, que nos traz uma mudança de comportamento e a capacidade de lidar com os obstáculos da vida.

Existem dois tipos de indivíduos: aqueles que nascem e os que se tornam resilientes.

 Todos nós podemos nos tornar resilientes.
Algumas dicas:
• Mentalizar seu projeto de vida, mesmo que não possa ser colocado em prática imediatamente. Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade;
• Adotar métodos práticos de relaxamento, meditação e oração;
• Praticar esporte para aumentar o ânimo e a disposição;
• Procurar manter o lar em harmonia, pois este é o ponto de apoio para recuperar-se;
• Aproveitar parte do tempo para ampliar os conhecimentos, pois isso aumenta a autoconfiança;
• Ser otimista, procurando sempre ver o lado positivo das situações;
• Ter muita Fé em Deus.

Resiliência se constrói através de relacionamentos de confiança e amor com aqueles que gostam de você...em casa e fora dela.
Na família e com os amigos.
No trabalho e nas experiências diárias que vivemos.

Você é uma pessoa resiliente?
Ser resiliente é ser resistente a dificuldades, choques e traumas... é acreditar em Deus e em sí próprio... é levantar a cabeça e dizer: Eu consigo, vou superar!

“Tudo tem seu apogeu e seu declínio...
É natural que seja assim; todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela...
Novas folhas, novas flores, na indefinida bênção do recomeço!...”  
Chico Xavier

(Palestra realizada e cedida por Daniel Leite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos! Esse blog é de vocês. Nos alegramos muito com a sua colaboração!

Foto: Mar da Galileia (*Pixabay) Irmãos, que alegria estarmos todos aqui neste ambiente de paz, amor, fraternidade e luz, muita...